top of page

A origem do Halloween

  • Lucas S. Dias
  • 1 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

A festa de Halloween se espalhou pelo mundo. No Brasil, o chamado “Dia das Bruxas” virou uma data importante em várias regiões do país. Apesar de aqui não ser comum a tradição de pedir “doces e travessuras”, as fantasias e festas temáticas nas baladas já ganharam seu lugar. É um dia que movimenta o comércio e a indústria do entretenimento.

A tradição remonta ao Reino Unido medieval, onde era comemorado o Dia de Todos os Santos todo 1º de novembro. A véspera, em inglês “eve”, era chamada de “All Hallows’ Eve” (Véspera de Todos os Santos) , esse nome então evoluiu para o atual “Halloween” .


A festa cristã se mesclou aos ritos celtas da época de comemoração das boas colheitas, chamado Samhain. Os colonizadores britânicos nos Estados Unidos levaram essas tradições então para a nova terra. De lá o Halloween ganhou o mundo, através da cultura pop, de filmes e produtos que abordam essa temática.


Doces ou travessuras?


São duas as tradições principais do Halloween. As fantasias e o hábito, especialmente comum entre as crianças da América do Norte, de bater de porta em porta falando: “tricks or treats?” , traduzido em português como “doces ou travessuras?”.


Esse hábito remonta ainda ao festival celta já mencionado do Samhain. Uma das crenças principais era de que na data os mortos saiam dos túmulos e vagavam pelas ruas. A partir disso, criou-se o costume, na Idade Média, de bater de porta em porta pedindo algo para comer.


O costume tinha caráter religioso, e era feito em uma época em que a fome era comum entre as classes menos abastadas da Grã-Bretanha. Hoje é apenas um hábito de diversão entre as crianças.


Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Atlética Athena.

bottom of page